terça-feira, 23 de outubro de 2007

 

ILHA DE MARAJÓ


A ilha de Marajó é uma ilha de bandeira brasileira que faz parte do arquipélago marajoara, localizada no estado do Pará mais precisamente na foz do rio Amazonas.


Destaca-se pelas suas belezas naturais e principalmente pela riqueza de sua flora e sua fauna, que proporciona a quem a visita momentos inesqueciveis. No século XVI a ilha também foi denominada de Marinatambal pelos indígenas. Já no período colonial a ilha passou a chamar-se " Ilha Grande de Joannes ".



A sua área é de aproximadamente 40.100 Km², é considerada a maior ilha fluviomarinha do mundo. A cidade de Belém capital do estado do Pará situa-se a sudeste do canal do rio amazonas que separa a ilha do continente.



A ilha de Marajó é dividida em duas micro regiões: Micro região do Arari e Micro região de florestas e furos



O povo marajoara aguarda com muita esperança a proposta de decreto legislativo de n°2419/2002 que dispõe sobre a realização de plebiscito para a criação do " Território Federal do Marajó". O projeto em tela tramita no Congresso Nacional , e se aprovado trará grande desenvolvimento para a ilha e consequentemente fará de nossa querida cidade de Soure verdadeiramente a Capital do Marajó.



This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]