sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

 

CARNAVAL MARAJOARA HOMENAGEIA ESCRITOR


Carnaval 2008 Homenageia Escritores

Em São Paulo a Escola de Samba “Mancha Verde” homenageou Ariano Suassuna; em Belém – PA, o Império de Samba “Quem São Eles”, Benedicto Monteiro e em Soure – PA, os Blocos de Enredo “Cidade de Soure” e “Unidos de Tucumanduba”, Márcio Vitelli.
“Os blocos sourenses apresentaram várias alas e alegorias inspirados no livro “Lendas e Visagens de Soure”, Arquipélago do Marajó” do poeta e pesquisador Márcio Vitelli com os sambas-de-enredo “Lendas e Visagens” e “O Poeta contou”.
Os desfiles ocorreram na madrugada de domingo para segunda-feira (03/02/2008) no sambódromo Lindalva Vitelli Cassiano.
No bloco “Unidos de Tucumanduba”, 2° a desfilar, o autor veio com a família na ala do fogo. As máquinas fotográficas e câmeras gravaram o afeto de Márcio com a mulher Dalva e filhos Luigi e Mallena que sambaram de mãos dadas. O pai e os irmãos do escritor integraram a bateria do bloco fundado por Arnaldo Vitelli, tio já falecido do poeta. O “Unidos de Tucumanduba” teve como carnavalesco Mestre Diquinho.
No alto do último carro alegórico do bloco “Cidade de Soure”, 3° a desfilar, na companhia da filha Mallena, Márcio Vitelli, ex-presidente do CPOEMA, Clube do Poeta e do Escritor Marajoara; evidenciou a sua alegria com muitos acenos para o público formado por conterrâneos e visitantes e cantou emocionado o samba que levou o bloco a sagrar-se campeão.
O poeta elogiou o trabalho das agremiações carnavalescas “Eles realizaram ótimos pesquisas e foram criativos ao destacar o nosso folclore marajoara. Estou muito grato e orgulhoso por ser homenageado em vida”.

Na capital do estado do Pará a tradicional agremiação carnavalesca Império do Samba “Quem São Eles”, por meio do diretor de carnaval Jamil Mouzinho, elaborou o enredo “Bem Dito Benedicto – O Homem da Amazônia” a partir de uma trilogia de autores paraenses. Segundo Mouzinho, pensou-se em Dalcidio Jurandir para 2009, ano em que se comemora o centenário de nascimento do romancista marajoara. No carnaval deste ano o “Quem São Eles” dedicou o samba-de-enredo a Benedicto Monteiro, pois os dois autores enfatizaram a Amazônia em suas obras. Benedicto se aproxima dos 84 anos de idade com a mesma coragem da época em que foi perseguido pelo regime militar por pregar a liberdade de expressão, entre os livros do autor temos “Verde Vago Mundo da Amazônia” e “O Carro dos Milagres”

Em São Paulo a “Mancha Verde” do carnavalesco Eduardo, participou do desfile das escolas de samba do grupo especial, homenageando o romancista, dramaturgo e poeta Ariano Suassuna, autor de “O Auto da Compadecida”, “Pedra do Reino”, entre outros clássicos. Com o samba-de-enredo “És imortal... Ariano Suassuna, sua vida, sua obra, patrimônio cultural”.
Suassuna, natural da Paraíba e radicado em Pernambuco interagiu durante todo o desfile com o público ao lado de sua mulher com quem compartilhou sua alegria aos abraços e beijos sobre o último carro alegórico intitulado “Ariano – do barro ao armorial, mancha verde é carnaval”.
Sem dúvida o carnaval deste ano foi referência na história do reinado de momo em nosso país. Três escritores homenageados, um na região sudeste e dois no norte. E o melhor o trio recebeu o tributo em vida. Por meio do carnaval uma parte da lacuna desta vertente cultural, a literatura, está sendo coberta. Fica aqui nossa torcida para que outras iniciativas desta ordem ocorram com mais freqüência em todos os cantos do Brasil.
A visibilidade que o carnaval proporciona é importante ferramenta para o incentivo ao hábito da escrita e da leitura. FOTOGRAFIA: Nando Martins

Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]